quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Qual é o símbolo do Marketing?


São raras as áreas do conhecimento que não tenham um símbolo, ou logotipo, para identificá-las das demais. A letra grega PSI ( Y ), por exemplo, identifica a psicologia, o caduceu com uma cobra (e não duas) representa a medicina. O Caduceu com duas cobras e o chapéu de Hermes, a Contabilidade. A Administração tem um logo estiloso. Provavelmente grande parte desses logos, símbolos ou brasões foi desenhado por um profissional de Marketing. que como todos sabem, tem como símbolo o..... o.... o....
Se você demorou mais de 5 segundos para responder, não se preocupe. A área que cuida de símbolos, logos, promoções, comunicação não costuma se auto-promover muito bem. Por isso, o símbolo do Marketing não é tão conhecido por pessoas que não sejam da área.
Para falar a verdade até pessoas da área tem dificuldade em responder sobre o seu símbolo.
Qual é o motivo de tanta despreocupação quanto a um desenho que representa toda uma classe? talvez os profissionais de outras áreas, como a psicologia, por exemplo, possam responder.
Constantemente sou perguntado por alunos que estão se formando na área a respeito do logotipo ou símbolo que represente o Marketing. Afinal eles vêem os seus colegas de medicina e psicologia ostentando os respectivos símbolos nos convites, faixas, camisetas e banners durante o dia da formatura.
Um psicólogo já é apresentado ao símbolo no primeiro ano da faculdade. Ele conviverá e se orgulhara disso, durante toda a vida profissional. Noto que cartões de visita de psicólogos, assim como placas nos consultórios ou anúncios de jornal são acompanhados do logotipo da área.
Entretanto, nós, de Marketing, nem ao menos sabemos o que nos representa. Se é uma letra um desenho, ou um hieróglifo. Os alunos só vão pensar nisso na hora da formatura e depois voltam a esquecer.
Não vou nos recriminar, a nenhum profissional de Marketing. Afinal, criamos logos para todos, com exceção de para nós mesmos.
Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.
Ah... já ia me esquecendo.... o símbolo do Marketing é um alvo. Com uma flecha acertando a mosca. Afinal é essa a nossa função: acertar o alvo. De preferência bem perto do centro.


Daniel Portillo Serrano é Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Vendas e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós graduação. Acesse aqui o Currículo Lattes de Daniel Portillo Serrano



8 comentários:

Anônimo disse...

gostei do post! Sou formada em marketing e até essa data não tinha sido apresentada ao simbolo do Marketing.

Daniele Mott disse...

Ola, que bom que gostou do post.
E realmente nós profissionais de marketing fazemos simbolos para todas as marcas.. mas a nossa mesmo é tão pouco comentada quanto mais conhecida, mas realmente temos que admitir que nosso simbolo tem tudo a ver com nosso trabalho, afinal é isso.. miramos no alvo.. usamos nossas ferramentas.. realizamos nossas pesquisas.. e como um bom arqueiro atiramos! e nossa meta é ser sempre no alvo, direto e objetivo. Pesquisar mais profundamente, e indico até de uma forma mais psicológica, sobre o arco a flecha e o arqueiro. Creio que ajudará ao profissional de marketing se auto-conhecer e assim desenvolver com mais força e atitude seu trabalho no mercado.
Um grande abraço!

Johnny Pinto disse...

Olá Dani como estás?? pô fui procurar o simbolo e achei também uma ótima mercadóloga parabéns pela iniciativa!!!! bjus e abraços do (ex) colega e futuro publicitário Johnny Pinto

Daniele Mott disse...

Oi Johnny!
Mercadóloga? muito obrigada!
Sinta-se sempre à vontade para comentar! sucesso ex-colega de aula, mas não de carreira.
Abração!

Eloïse de Almeida disse...

Olá Daniele,

Gostei do post, e realmente parece-me que temos uma crise de identidade. No entanto, não estamos sozinhos com este ponto de interrogação. Procurei no google.com e google.fr (francês) e não achei nenhum logo, ou texto referente ao símbolo do marketing.
Com todo respeito, achei leviano a frase "em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Como se estivesse se justificando com um ditado popular que inconscientemente demonstra desprezo pelo fato do marketing não ter um símbolo unificado. Acharia mais interessante, tentarmos achar o motivo deste fato e propormos uma melhoria.
Daniele você sugeriu que perguntarmos aos psicólogos o motivo de não termos um logo, pessoalmente acho mais interessante perguntarmos aos antropólogos esta mesma pergunta.
Medicina, direito, psicologia, são estudos extremamente antigos, em um momento onde a simbologia era mais do que passar uma mensagem, um conceito. Era uma “deusificação”, uma adoração cientifica. Já o marketing surgiu na revolução industrial, pois de uma hora para outra tínhamos mais produto do que pedidos, gerando a necessidade de ferramentas para vender mais rápido estes produtos. Nesta nova era, o simbolismo foi perdendo espaço para o realismo. E quem sabe não sentiram necessidade de endeusar estas novas tendências.
Sugiro repensarmos a importância de um logo para nossa categoria, estamos satisfeitos com este logo? Uma flecha em um alvo? Temos todo direito de nos questionarmos sobre este símbolo não divulgado.

Eloise de Almeida
I9jah.wordpress.com

Daniele Mott disse...

Olá Eloïse, é verdade concordo com você que podemos encontrar um logo mais interessante,eu pesquisei muito para chegar nesse artigo acima, foi o mais completo que define como é o logo de mkt.
Abraços!

Ricardo Scarione Camargo disse...

Não acredito que este símbolo seja oficial, uma vez que não existe nenhum símbolo padrão (uma imagem padrão) e (ou) uma identidade visual.

Um alvo com uma seta me parece um logo um tanto fraco e com pouco simbolismo para uma ciência que zela pelo valor da marca.

Acredito que não exista um logo, mas isso acaba até sendo bom para não bloquear a criatividade dos profissionais da área... Afinal, se sem algo oficial já existem tantos cartões com o famoso Target (o alvo), imagine se fosse oficializado.

Bem, mas esta é minha opinião, eu li o artigo original e senti falta de poder opinar (não existia este espaço).

Abraços

carlos disse...

Bom dia.

Bem me surpreendi com o artigo exposto.
Colei grau ontem e tive curiosidade em saber sobre nosso simbolo coisa que nenhum professor me informou durante o curso.
Obrigado em me esclarecer.

Atenciosamente
José Carlos Nunes Mota
Baicharel em Tecnologia em MKT